Página do Senado ajuda eleitor a combater desinformação

Ester Monteiro | 05/07/2022, 14h19

Eleições 2022

As eleições para a escolha de presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais se aproximam e aumenta a circulação de informações falsas ou manipuladas para influenciar a decisão dos eleitores. Por isso é preciso prestar atenção nas mensagens compartilhadas em grupos de aplicativos e nas redes sociais.

Parceiro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Programa de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, o Senado disponibiliza informações úteis para o cidadão participar do combate a essa prática.

Disponível no site do serviço Senado Verifica: Fato ou Fake? a nova seção “Eleições 2022” explica o que é desinformação, oferece informações sobre o protocolo de intenções assinado entre o Senado e o TSE e orienta como denunciar mensagens suspeitas sobre a Justiça Eleitoral.

Também é possível acessar as notícias produzidas pelos veículos de comunicação do Senado, inclusive a Agência Senado, sobre o processo eleitoral ou que tenham relação com as eleições.

Enfrentamento

O Programa de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral foi instituído pelo TSE e tem caráter permanente. O objetivo é reduzir os efeitos nocivos da desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e aos seus integrantes, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral em suas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.

Conta com a contribuição de instituições parceiras, entre elas o Senado, que executam ações e medidas concretas para minimizar os impactos dessa prática no processo eleitoral.

Para a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Érica Ceolin, que coordena o grupo responsável pela execução do protocolo de intenções, a publicação da página é mais uma contribuição do Senado para a melhoria do ambiente das eleições.

— Quanto mais meios de combate à desinformação tivermos, aumenta a chance de o cidadão e a cidadã exercerem o voto consciente e elegerem um candidato ou candidata que faça a diferença na realidade do país do jeito que ele ou ela espera — afirmou.

O primeiro turno das eleições acontecerá no primeiro domingo de outubro, no dia 2. O segundo turno será realizado em 30 de outubro. Neste ano a hora do início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. A votação começará às 8h e terminará às 17h.

Senado Verifica

Desde 2019, o Senado realiza ações de combate à desinformação, entre as quais se destacam as campanhas de orientação ao cidadão e a publicação de conteúdos jornalísticos e institucionais sobre o tema nas redes sociais, na Rádio Senado, na TV Senado, e no portal Senado Notícias, além de manter o serviço de checagem Senado Verifica: Fato ou Fake?.

O cidadão pode solicitar a checagem de informações sobre o Senado. Basta enviar publicações suspeitas sobre a Casa feitas em redes sociais ou grupos de aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram etc.), para senadoverifica@senado.leg.br ou usar o formulário na página da Ouvidoria. Essas informações são verificadas e a solicitação, respondida para o interessado. Os pedidos referentes às eleições são direcionados para o TSE.

O site do Senado Verifica publica checagens pedidas pelos cidadãos. Confira aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)