Comissão sobre violência no Norte avalia resultados de visita ao Vale do Javari (AM)

Da Agência Senado | 05/07/2022, 19h09

A Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte (CTENorte) faz reunião nesta quarta-feira (6), às 10h, para debater os resultados obtidos após a visita de diligência feita no Vale do Javari, território indígena no Amazonas onde ocorreram os assassinatos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo.

Os parlamentares integrantes da comissão viajaram para o Vale do Javari no dia 30 de junho. Lá, reuniram-se com representantes dos povos indígenas, representantes da força-tarefa que investiga o caso e de outros órgãos federais envolvidos.

A comissão foi criada para investigar os possíveis motivos (e também os responsáveis) da morte a tiros de Dom Phillips e de Bruno Araújo, que desapareceram no dia 5 de junho na região. Os corpos foram encontrados na mata, no dia 15 de junho.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), que é vice-presidente do colegiado, substituiu o relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que apresentou sintomas de covid-19. Também participaram da visita os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Leila Barros (PDT-DF) e Eduardo Velloso (União-AC), além dos deputados Joenia Wapichana (Rede-RR), vice-presidente da comissão; Vivi Reis (Psol-PA), relatora do colegiado; João Daniel (PT-SE); Rodrigo Agostinho (PSB-SP); e Erika Kokay (PT-DF).

A intenção dos parlamentares é esclarecer não só quem matou Bruno e Dom, mas também os motivos do crime.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)