Kajuru critica tentativas de Bolsonaro de desacreditar Justiça Eleitoral

Da Rádio Senado | 29/06/2022, 18h57

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) criticou em Plenário as constantes tentativas do presidente da República, Jair Bolsonaro, "de fazer campanha para desacreditar a Justiça Eleitoral brasileira". Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o parlamentar se disse indignado e classificou as atitudes do chefe do Executivo como “uma articulação de cunho golpista”.

— O articulador da campanha, o presidente da República, demonstra mais aversão às urnas eletrônicas à medida que o pleito se aproxima e as pesquisas de intenção de voto mostram que seu sonho de reeleição pode se transformar em pesadelo — afirmou.

Kajuru também lamentou a participação das Forças Armadas, por intermédio do Ministério da Defesa, que na avaliação dele vem adotando o mesmo discurso com argumentos “infundados” do presidente Bolsonaro. Em sua opinião, as afirmações sobre suspeição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são uma tentativa usada para desacreditar a corte eleitoral perante a opinião pública brasileira.

— E tome-lhe ofícios assinados pelo general Paulo Sérgio de Oliveira, até alegando desprestígio, em busca de um protagonismo descabido. As Forças Armadas têm, na Comissão de Transparência das Eleições, criada pelo TSE em setembro do ano passado, a mesma importância da OAB, da Polícia Federal, do TCU, do Congresso Nacional e da Sociedade Civil. Não cabe aos militares a supervisão do processo eleitoral — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)