Girão lamenta decisão que permitiu aborto em Santa Catarina

Da Rádio Senado | 28/06/2022, 19h57

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) lamentou nesta terça-feira (28)  "uma verdadeira tragédia”: ele se referia a autorização, em Santa Catarina, para que uma menina de 11 anos de idade “supostamente estuprada, pudesse abortar uma criança com sete meses de vida”.

— O correto, nesse caso doloroso, seria o acolhimento afetivo da menina-mãe, com a realização de um parto prematuro e, havendo concordância, se procedesse ao encaminhamento para adoção amorosa, pois, além da eliminação desse bebê, de uma criança indefesa, a menina foi condenada a carregar pelo resto da vida o trauma do aborto. O Congresso Nacional brasileiro vem legislando com eficácia e impedindo a legalização do aborto (um crime), em sintonia com a população brasileira, pois, de acordo com praticamente todas as pesquisas de opinião, e para todos os gostos, nada menos que 80% dos brasileiros são contra o aborto — afirmou.

De acordo com Girão, a repercussão do caso fez com que grande parte da mídia nacional divulgasse uma matéria “tendenciosa e maldosa” do site The Intercept, com o objetivo de “demonizar a posição justa, legal e responsável" tomada pela juíza Joana Ribeiro, da cidade de Tijucas (SC). A magistrada pretendia impedir que a garota fizesse a interrupção da gravidez. Entretanto, disse o senador, os veículos de comunicação “esconderam o tempo todo da população que o estuprador é um garoto de 13 anos de idade que vive sob o mesmo teto da vítima”.

Estados Unidos

O senador registrou a revisão do caso Roe contra Wade pela Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos e a consequente proibição do aborto naquele país. Em decisão proferida na semana passada, o tribunal suspendeu por seis votos a três a decisão que há 50 anos dava garantias constitucionais às mulheres norte-americanas para interromperem a gravidez de forma legal.

Audiência

Girão destacou igualmente no dicurso a sua participação em audiência no Ministério da Saúde, na qual foi discutida uma nota técnica sobre o aborto. O parlamentar parabenizou a atitude do governo federal pela proposta que objetiva “promover avanços na defesa da vida desde a concepção e também a da saúde da mulher, buscando punir, buscando denunciar, o estuprador''. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)