Passarela em Ibiraçu, no Espírito Santo, recebe nome de Hermínio Pertel

Da Agência Senado | 23/06/2022, 10h21

Foi sancionada pelo presidente da República a Lei 14.379, de 2022, que dá o nome de Hermínio Pertel à passarela construída sobre a Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), no município de Ibiraçu (ES). O homenageado trabalhou no asfaltamento da via onde está localizada a estrutura.

A lei teve origem no PL 3.764/2021, foi relatado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES). Hermínio Pertel foi construtor civil, comerciante, produtor rural e microempresário. Ele nasceu em 3 de abril de 1919, no município de Colatina (ES), e após conhecer a esposa, Hermínia Rosa Pertel, mudou-se com ela para Vitória (ES) em busca de trabalho.

O homenageado construiu sua casa às margens da BR-101, rodovia que ele mesmo ajudou a asfaltar. Posteriormente, Pertel ficou responsável pela operação da usina de asfalto instalada nas proximidades onde hoje existe a passarela.

Segundo a justificativa do projeto, da deputada federal Norma Ayub (PP-ES), para o município de Ibiraçu, o construtor é "exemplo de superação, de força e de disposição para o trabalho, pautado na honestidade e na conduta ética". Hermínio Pertel faleceu em outubro de 1993.

Por Mateus Souza, sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)