Zenaide vê urgência em acabar com a fome e reduzir extrema pobreza

Da Rádio Senado | 21/06/2022, 19h45

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) afirmou que não há nada mais urgente do que acabar com a fome de 33 milhões de brasileiros, além de reduzir a extrema pobreza. Em pronunciamento nesta terça-feira (21), ela acusou o governo federal de não apresentar um projeto de geração de emprego e renda e disse que, para sair da crise, é preciso investimento público, e não ajuste fiscal.

— É como se o governo não estivesse vendo pessoas debaixo de viadutos, famintas. Eu estou falando dos famintos, das pessoas na extrema pobreza. O governo não pode botar a culpa só na pandemia. Em dezembro de 2019, a gente já tinha 13,5 milhões na extrema pobreza.

Zenaide criticou a passividade governamental diante dos lucros exorbitantes dos bancos, que “extorquem” as famílias brasileiras com juros de quase 400% ao ano.

A senadora também se referiu à situação das pessoas que estão na fila da Previdência Social tentando conseguir seus direitos. Ela destacou a humilhação e as dificuldades enfrentadas, citando, entre outros exemplos, pacientes com doenças incapacitantes, considerados inaptos permanentemente por uma junta médica, obrigados agora a fazer exames especializados. A parlamentar acrescentou que eles ficam sem o benefício de prestação continuada (BPC) enquanto esperam, por até um ano, pela marcação de uma ressonância magnética, uma tomografia computadorizada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)