Bancada Feminina fará seminário para estimular participação da mulher na política

Da Redação | 06/05/2022, 10h32

A Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher do Senado promovem no dia 30, às 14h, o seminário Mais Mulheres na Política. O evento será no Plenário da Casa e vai reunir representantes e especialistas das mais diversas áreas com o objetivo de estimular a participação feminina na política e no processo eleitoral. Entre as convidadas, está a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal.

A líder da Bancada Feminina, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), classificou o evento como uma oportunidade para despertar o “grande contingente de mulheres” sobre a importância e o poder do voto feminino e para a necessidade de escolher candidatos e candidatas que tenham comprometimento com essa agenda social.

— Somos mais de 100 milhões de mulheres no Brasil. Representamos a maior parte do eleitorado nacional, mas a mulher tem que participar ainda mais da política. E a política precisa ser assunto de mulher — destacou a senadora. 

Interatividade

O evento será interativo por meio do e-Cidadania. Todas as pessoas que enviarem perguntas e comentários receberão uma declaração de participação que é aceita por universidades para comprovação de realização de atividades extracurriculares (horas complementares). A declaração ficará disponível na página do seminário no portal e-Cidadania um dia após a realização do evento.

O seminário conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.  

Participantes confirmadas para o seminário

. Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia;

. Ministra do Interior e Segurança Pública do Chile, Izkia Siches;

. CEO do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), Márcia Cavallari;

. Diretora-Executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo;

. Representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya;
. Atriz Maria Ribeiro;
. Acadêmica e representante do observatório da Mulher na Política, Teresa Saccher

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)