Indicado para a Anvisa é confirmado no Plenário

Da Agência Senado | 07/04/2022, 17h17

O advogado Daniel Meirelles Fernandes Pereira foi confirmado pelo Plenário do Senado, nesta quinta-feira (7), para ocupar um cargo na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele foi aprovado com 38 votos a favor e cinco contrários, além de uma abstenção (MSF 26/2022). Pereira já havia sido sabatinado e aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na terça-feira (5).

Meirelles é hoje assessor especial do Ministério da Saúde e substituto eventual do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento. Em sua trajetória, destacam-se os cargos ocupados na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), onde foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial e coordenador de Ajuste de Conduta. Ele também é conselheiro do Grupo Hospitalar Conceição (RS).

Sua indicação foi relatada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC). No Plenário, Petecão defendeu o nome de Daniel Pereira e disse que se trata de um profissional “muito preparado, com um belíssimo currículo e que com certeza ajudará muito a Anvisa”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) revelou seu voto contrário à indicação. Ele manifestou preocupação e “espanto” com o fato de a própria Anvisa não ter sido ouvida nas indicações de diretores. Segundo Randolfe, o governo está fazendo indicações para esses cargos sem o devido critério científico. Ele elogiou a Anvisa e pediu um rigor maior do Senado nas futuras sabatinas, “para não correr o risco de ter um negacionista na agência”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)