Zenaide alerta para necessidade de imunização de crianças e adolescentes

Da Rádio Senado | 23/03/2022, 21h02

Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) fez um apelo para que mães, pais ou responsáveis não deixem de promover a vacinação de crianças e adolescentes. Ela alertou para a queda do índice de cobertura vacinal, que, segundo ela, caiu para um número comparável ao de 1987.

Apesar de reconhecer que isso poderia acontecer durante a pandemia, a senadora ressaltou que a falta de imunização aumenta o risco de surtos de doenças como, sarampo, difteria, tétano e poliomielite. Zenaide citou uma reportagem que teria atribuído a baixa adesão das famílias à vacinação de crianças e adolescentes a uma falha do Ministério da Saúde na divulgação das campanhas de imunização. 

— A cobertura da vacina tríplice viral, que em 2015 era de 96% das crianças, caiu para 71% no ano passado. A cobertura da pentavalente, contra cinco doenças graves (difteria, tétano, conqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus), caiu de 96% para 68%. A poliomielite, de 98% para 67%.

A senadora também lamentou o baixo índice de imunização de crianças e adolescentes contra a covid-19. Dados citados por ela indicam que 39% das crianças com idade entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose da vacina e apenas 5% receberam a segunda dose.

Zenaide Maia destacou que a vacinação e o consumo de água tratada estão entre as principais causas do aumento da expectativa de vida da população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)