Senado escolhe nomes para a comissão temporária de Petrópolis

Da Agência Senado | 22/02/2022, 17h53 - ATUALIZADO EM 23/02/2022, 15h40

O Senado definiu, nesta terça-feira (22), os membros da comissão temporária destinada a acompanhar a situação em Petrópolis (RJ). A Presidência designou para membros titulares os senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Carlos Portinho (PL-RJ), Romário (PL-RJ), Eduardo Girão (Podemos-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Leila Barros (Cidadania-DF), Carlos Viana (MDB-MG) e, como suplente, Jean Paul Prates (PT-RN).

A cidade de Petrópolis foi atingida por uma enxurrada que matou ao menos 171 pessoas, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros. Até o momento, são cerca de 200 mortos, mais de 50 desaparecidos e centenas de desalojados ou desabrigados.

O requerimento (RQS 90/2022) para a criação da comissão externa foi do senador Wellington Fagundes e teve o apoio dos senadores do Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira (17), em votação simbólica no Plenário, Wellington Fagundes observou a importância de uma comissão do Senado para observar as necessidades da população afetada pela catástrofe ambiental. 

"Temos que dispor imediatamente de recursos no Orçamento para socorrer o município. Mas também é necessária uma política de Estado para garantir maior proteção em casos semelhantes, com medidas contínuas relacionadas à defesa civil.” 

Por Ana Paula Marques, com supervisão de Patrícia Oliveira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)