Rose quer relatórios atualizados da defesa civil para identificar possíveis desastres

Da Rádio Senado | 17/02/2022, 21h35

Diante das constantes tragédias ocorridas no Brasil e, recentemente, em Petrópolis (RJ), atingida por deslizamentos provocados por fortes chuvas, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) defendeu, em pronunciamento, nesta quinta-feira (17), que a Defesa Civil, em todos os municípios que representam área de risco, elabore relatórios capazes de identificar possibilidades de desastres.

— A proposta é que a Defesa Civil municipal elabore esses relatórios, que deverão ser encaminhados ao governo do estado para o devido conhecimento, que, por sua vez, o encaminhará ao governo federal. Eu não sei se poderíamos evitar todas, mas algumas dessas tragédias com certeza. A Defesa Civil tem, hoje, recursos e orçamento, e deveria fazer uma previsão das possibilidades de desastres dessa natureza.

A senadora relatou que alguns municípios do Espírito Santo, estado que representa, estão sofrendo com as tragédias provocadas pelas condições climáticas. Em sua opinião é imprescindível que os administradores públicos façam um planejamento mais bem elaborado e apliquem a fiscalização das leis. Some-se a isso a importância de os municípios agirem preventivamente, implantando uma política habitacional para os mais pobres, que são justamente os que constroem suas casas em áreas de risco. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)