Nilda Gondim pede atenção das autoridades para evitar crimes de maus-tratos contra animais

Da Rádio Senado | 17/02/2022, 18h52

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) defendeu que as autoridades continuem atentas na prevenção, no combate e na punição a quem insiste em praticar crimes ambientais contra os animais.

Ela relatou dois casos recentes, ambos ocorridos no estado de São Paulo. O primeiro deles, no município de Brotas, onde búfalos foram encontrados, em novembro de 2021, em situação de abandono e crueldade. O responsável foi preso no fim de janeiro no litoral paulista.

Já o segundo caso foi denunciado pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no último domingo (13). Segundo a reportagem, 300 bezerros abandonados passavam sede e fome numa propriedade em Cunha, sendo que muitos já tinham morrido.

Nilda Gondim contou que a polícia suspeita de que não se trate apenas de crime ambiental, mas também de um artifício para construção de pirâmide financeira. Por isso, o Ministério Público tratará o caso ainda como estelionato e crimes financeiros.

— Estamos avançando gradativamente na conscientização social sobre a necessidade de protegermos os animais. Entretanto, os casos relatados mostram que temos um longo caminho a percorrer — disse, em pronunciamento, nesta quinta-feira (17).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)