Sessão especial celebra 25 anos da Rádio e da Agência Senado nesta terça

Aline Guedes | 04/02/2022, 08h40

Está agendada para a terça-feira (8), às 9h, a sessão especial do Senado que vai comemorar os 25 anos de inauguração da Rádio Senado e da Agência Senado. O requerimento (REQ 2.288/2021) foi apresentado pelo senador Carlos Viana (MDB-MG), que considerou a solenidade “um ato de justiça com profissionais da comunicação que prestam um serviço de relevância para todos os brasileiros”. 

— São quase três décadas de um trabalho muito sério voltado para informar com profundidade, com presteza, com segurança, com seriedade a todos os brasileiros. Como senador e autor do pedido para a sessão especial, fico muito feliz, honrado de ter sido atendido pelos meus colegas e de poder participar e marcar essa data tão importante para a comunicação pública em nosso país — afirmou Viana.

Para a diretora da Agência, Paola Lima, a sessão especial vai proporcionar uma retrospectiva sobre a principal missão do veículo, que é informar ao público geral, da forma mais clara possível, sobre toda atividade e funcionamento da Casa, colaborando para o exercício da cidadania. A produção jornalística da agência é publicada no Portal Senado Notícias.

Já o diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti de Melo Junior, acredita que a solenidade será uma oportunidade para destacar ainda mais o papel relevante da emissora, de aproximar a população do Senado e do Congresso Nacional.

Para a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom), Érica Ceolin, comemorar o aniversário da Agência Senado e da Rádio Senado é também homenagear o Parlamento brasileiro e a democracia representativa.

— Será uma oportunidade de relembrar a história e o sentimento republicano protagonizado pelos parlamentares e noticiado pelos veículos de comunicação do Senado Federal nesses 25 anos — disse.

O evento ocorrerá em caráter remoto, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube. Haverá pronunciamentos, como o de um dos ex-diretores da Rádio, Silvio Hauagen, e de uma ex-diretora da Agência, Valéria Franklin, além dos atuais responsáveis pelos dois veículos. A cerimônia será conduzida pelo senador Carlos Viana e deverá ter a participação remota de outros senadores.

Além da sessão especial, uma ampla programação está sendo elaborada pela Secom para celebrar os 25 anos de inauguração da Agência Senado e da Rádio Senado, que inclui exposição fotográfica e visita institucional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)