Zenaide: Congresso precisa repudiar perseguição a técnicos da Anvisa

Da Rádio Senado | 20/12/2021, 18h03

Em pronunciamento nesta segunda-feira (20), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) pediu que o Congresso Nacional manifeste repúdio ao que chamou de "agressão e perseguição" aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, após autorizarem a vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos, foram criticados pelo presidente Jair Bolsonaro e, desde então, passaram a sofrer ameaças.

— Não é possível que os técnicos da Anvisa trabalhem com medo de autorizar o que a ciência prova que é essencial — protestou ela, referindo-se à intenção de Bolsonaro de divulgar os nomes dos servidores da agência que aprovaram essa autorização.

Zenaide responsabilizou o governo federal pela maioria das mortes durante a pandemia (já faleceram cerca de 618 mil pessoas por covid-19 no Brasil). E acusou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de "servilismo".

— O que me deixa mais triste é saber que o ministro de Estado da Saúde do Brasil, apesar de ser médico, fica baixando o pescoço, servil, diante de um presidente que não entende nada de ciência e, muito menos, de vacinação — lamentou a senadora.

Para ela, o governo federal também errou ao ir contra o passaporte da vacina (recomendado pela Anvisa) e ao não apoiar a quebra de patentes de vacinas e medicamentos contra a covid-19.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)