Plínio Valério defende manutenção de incentivos à Zona Franca de Manaus

Da Rádio Senado | 14/12/2021, 17h41

Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) pediu ao governo federal que "deixe a Amazônia em paz" e não busque acabar com os incentivos à Zona Franca de Manaus.

Plínio afirmou que os subsídios a esse polo industrial permitem que 95% da floresta no estado do Amazonas continue "de pé", ao mesmo tempo em que geram cerca de 100 mil empregos. Ele também disse que "as investidas" do governo federal contra a região são antigas.

Citando o livro História Econômica da Amazônia, o senador declarou que, desde o período imperial, o volume de recursos arrecadados na região é maior do que os investimentos lá feitos.

— Portanto, se há um devedor, esse devedor é o Brasil. E quem deve cobrar somos nós, da Amazônia, que sustentamos o país por muitos e muitos anos.

CPI das Ongs

Ainda durante seu pronunciamento, Plínio Valério lembrou que a decisão de instalar a CPI das Ongs, para apurar eventuais irregularidades na atuação dessas entidades na Amazônia, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele fez um apelo para que a Presidência da Casa oficie os partidos até março de 2022 para que as legendas designem os senadores que farão parte dessa comissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)