Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes será instalado no Senado

Da Agência Senado | 29/11/2021, 12h42

Será nesta terça-feira (30), a partir das 11h, a instalação do Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos (EAU). Na ocasião, ocorrerá também a eleição da Comissão Executiva do grupo parlamentar e a deliberação sobre o Regulamento Interno. Além de senadores, o grupo poderá incluir também deputados federais.

A criação do grupo parlamentar foi aprovada pelo Plenário em março, a partir de projeto de resolução (PRS 15/2021) de Marcos do Val (Podemos-ES). De acordo com o senador, o grupo vai contribuir para o aperfeiçoamento das relações bilaterais em prol das respectivas populações e deve ampliar os laços de amizade e culturais com os povos emiradenses. Ele destaca ainda que o país tem intenção de fazer investimentos no Brasil.

Em 2020, apesar da pandemia, o comércio entre Brasil e os Emirados Árabes aproximou-se de U$ 3 bilhões. O Brasil exportou mais de U$ 2 bilhões para o país árabe e importou U$ 734 milhões, conseguindo um superávit superior a U$ 1,3 bilhão. O Brasil exporta especialmente frango, ouro, açúcar, carne bovina e celulose para os EAU. O país é formado por uma federação composta por sete emirados, incluindo Dubai e Abu Dhabi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)