Wellington Fagundes destaca início de testes com nova vacina contra a covid-19

Da Rádio Senado | 19/10/2021, 19h36

Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) comemorou o anúncio de que no dia 29 de outubro terão início, em Salvador, os testes clínicos de uma nova vacina contra a covid-19. Esse imunizante é desenvolvido pela norte-americana HDT Biocorporation e integra um plano de desenvolvimento global que envolve Brasil, Estados Unidos e Índia.

Segundo Wellington, trata-se de uma vacina que usa tecnologia de RNA de terceira geração, que, em contato com o organismo, tem a capacidade de se autorreproduzir, gerando um RNA-Mensageiro que ensina o corpo humano a produzir os anticorpos contra a covid-19.

O senador destacou a possibilidade de que esse imunizante seja aplicado em dose única e também sua capacidade de promover uma resposta duradoura a diferentes cepas de vírus.

— Meu desejo e minha esperança, e creio que sejam de todos nós aqui, é que em 17 de outubro de 2022 nós estejamos neste plenário para uma celebração especial: para comemorar o Dia Nacional de Vacinação, com vacinas em abundância, e não só para nossa população brasileira, mas também para atender à demanda dos países vizinhos e de tantos outros países, formando, assim, uma grande barreira sanitária — declarou.

Wellington Fagundes disse ainda que continuará lutando para garantir os recursos necessários para o desenvolvimento de vacinas e buscar os melhores caminhos para a produção de imunizantes.

— Não podemos permitir que a cultura do baixo investimento resista e nos empurre para baixo na posição entre os países inovadores do mundo — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)