CE aprova celebração do Dia Nacional da Cachaça

Da Agência Senado | 07/10/2021, 15h45 - ATUALIZADO EM 08/10/2021, 11h50

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta quinta-feira (7), a criação do Dia Nacional da Cachaça, a ser comemorado anualmente em 13 de setembro. A proposta (PLC 173/2017) segue agora para avaliação do Plenário. 

A data foi sugerida pelo autor do projeto, o deputado Valdir Colatto (MDB-SC), em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e faz referência ao dia em que a Corte Portuguesa assinou a permissão para a comercialização da bebida no Brasil, no ano de 1661. Na época, a aguardente competia com a bagaceira, bebida alcoólica produzida com uva. Segundo informações do Ibrac, a comercialização da cachaça levou 30 anos para ser regulamentada.

"Da mesma forma que a Escócia tem como sua bebida típica o uísque, a França o vinho e o México a tequila, o Brasil possui também um valioso patrimônio cultural que é a cachaça", afirma o deputado ao apresentar a proposta. 

Cultura nacional

O relator, senador Dário Berger (MDB-SC), emitiu parecer favorável ressaltando o mérito do texto por reconhecer e valorizar o destilado de maior consumo no país e terceiro mais consumido do mundo, além de estar profundamente identificado com a cultura nacional.

Conforme o Ibrac, a capacidade instalada de produção de cachaça no Brasil é de 1,2 bilhão de litros anuais, porém são produzidos anualmente menos de 800 milhões de litros. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem 1.131 produtores registrados.

Para Dário, o aperfeiçoamento do controle de qualidade da bebida, tanto a de produção artesanal como a industrial, é um instrumento importante para a conquista de um mercado externo de grande potencial.

— O mercado de produção de cachaça no Brasil gera 600 mil empregos direitos e indiretos, movimentando mais de R$ 10 bilhões em nossa economia — esclareceu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)