Girão espera que Senado derrube quarentena eleitoral a juízes, militares e policiais

Da Rádio Senado | 22/09/2021, 21h27

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (22), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu que o Senado derrube a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados que impõe uma quarentena a magistrados, policiais e militares para que possam se candidatar a cargos eletivos. Para ele, trata-se de uma decisão “muito equivocada”.

— Eu não sei exatamente qual o objetivo disso, suscita-me algo como uma vingança contra a Operação Lava Jato, uma espécie de perpetuação no poder da classe política atual. Eu não vejo isso como democrático, afirmou.

Para o parlamentar, é uma “decisão inconstitucional”, por retirar, mesmo que temporariamente, direitos políticos de milhões de cidadãos e cidadãs brasileiros. Além disso, eliminar candidaturas legítimas “é típico das ditaduras”.

Girão criticou o argumento de que tais categorias profissionais poderiam se aproveitar de algum prestígio social obtido no exercício da função. “Sob essa lógica, então professores e médicos também teriam que passar pela quarentena, o que não é justo.”

O senador considera que, para haver o mínimo de coerência, esses parlamentares deveriam primeiro votar o fim de suas próprias reeleições, dando condições iguais a todas as candidaturas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)