Adiada votação de auxílio para agricultores familiares

Da Agência Senado | 24/08/2021, 22h08

Foi adiada, nesta terça-feira (24), a votação do projeto de lei que concede auxílio financeiro aos agricultores familiares afetados pela pandemia da covid-19. A votação do projeto já havia sido adiada na última terça-feira (17) a pedido do governo, que queria analisar o impacto fiscal da medida.

PL 823/2021, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), retoma os pontos vetados pelo governo na lei de socorro a agricultores familiares, sancionada em 2020 (Lei 14.048). Entre as providências, o projeto institui o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para pequenos produtores em situação de pobreza e extrema pobreza, com valor-base de R$ 2,5 mil por família.

O texto também prevê a criação de linhas de crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares e pequenos produtores de leite, com taxa de 0% ao ano, 10 anos para pagar e carência de cinco anos. Outras medidas previstas são um programa emergencial de compra de alimentos com doação a pessoas em situação de insegurança alimentar; prorrogação das dívidas rurais da agricultura familiar; e suspensão de cobranças judiciais.

O relator é o senador Paulo Rocha (PT-PA), que apresentou parecer favorável ao projeto, sem alterações no conteúdo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)