Senado vai realizar sessão solene para comemorar a Independência do Brasil

Da Agência Senado | 19/08/2021, 19h38

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (19), a realização de uma sessão solene para comemorar o 199º aniversário da Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. A data para a cerimônia ainda será marcada.

O autor do requerimento (RQS 1346/2021), senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que na sessão solene haverá o lançamento da obra “Vozes do Brasil: Linguagem Política da Independência”. Ele explicou que a obra traz reproduções dos documentos históricos que foram distribuídos entre a população, nos anos de 1821 e 1822, nos momentos que antecederam a declaração da independência.

Segundo o senador, a sessão solene também vai marcar o lançamento das programações do bicentenário da Independência, que será comemorado no ano que vem.

Debates

O Plenário também aprovou a realização de uma sessão de debates temáticos para debater os projetos do governo para a concessão dos aeroportos. O requerimento foi apresentado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), apoiado por outros senadores (RQS 1.910/2021). Portinho destaca que é importante debater os impactos da concessão na operação e na otimização dos aeroportos situados nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Ainda foi aprovada a realização de outra sessão de debates. Conforme o senador Jaques Wagner (PT-BA), autor do requerimento (RQS 1881/2021), a sessão será para debater os resultados do IPCC, sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. As datas para os debates ainda serão marcadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)