Barros reafirma declaração polêmica e diz que está à disposição para retomar depoimento

Da Agência Senado | 12/08/2021, 14h18

O deputado Ricardo Barros (PP-PR) disse que está à disposição da CPI da Pandemia para retomar o depoimento desta quinta-feira (12). Ele acrescentou que está disposto a comparecer ao colegiado quantas vezes forem necessárias para esclarecer “acusação que não é verdadeira”.

— Eu estou à disposição, se for chamado, volto imediatamente e estou preparado para responder todas as perguntas mostrando que não há conduta inadequada ate agora.

A declaração foi dada em coletiva de imprensa após a suspensão da reunião pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM). Barros chegou a repetir a afirmação que gerou bate-boca e a consequente interrupção do depoimento. Segundo ele, os trabalhos da CPI têm afastado laboratórios interessados em vender vacinas ao país e isso teria retardado o processo de imunização da população.

— A CPI, através da sua forma agressiva está afastando fornecedores de vacinas do Brasil. E a vacina que o senador Renan (Renan Calheiros) falou, da CanSino, de U$ 17, muito cara, na verdade era dose única. Então era a vacina mais barata que estava sendo vendida ao Brasil, 60 milhões de doses e o fornecedor se afastou daqui. Eu lamento isso, porque deixamos de comprar a Covaxin, deixamos de comprar Sputinik, 30 milhões de doses que já podiam ter sido aplicadas, salvando vidas, evitando internações. Deixamos de comprar da CanSino, 60 milhões de doses. Então isso tem um preço para a sociedade brasileira.

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) defendeu que a reunião seja retomada para que o depoente consiga esclarecer todos os fatos levantados pela CPI. 

— Considerando o clima do depoimento, ficou aparente que não deve voltar, mas espero que volte para que a testemunhe responda a todos os questionamentos.

Imunidadade

Questionado se teria sido “infeliz” na afirmação que gerou a reação dos membros da CPI, Barros disse que como parlamentar, tem imunidade para manifestar seus próprios julgamentos e opiniões.

— Eu sou parlamentar, estou aqui a convite, a disposição para esclarecer os fatos, mas o meu direito de opinião não pode ser cerceado em nenhum momento. E a mesma imunidade que eles alegam ter para acusar, eu tenho para me defender e para julgar os trabalhos da CPI.

Pouco tempo depois, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) divulgou nota informando que o depoimento será retomado às 15h.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)