Mecias diz que fala do ministro Barroso foi tirada de contexto

Da Agência Senado | 11/08/2021, 20h10

Em pronunciamento no Plenário na noite desta quarta-feira (11), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) lamentou a descontextualização de um vídeo em que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), faz uma brincadeira sobre as eleições em Roraima. O senador acusou os disseminadores do vídeo de o utilizarem como fake news, tirando de contexto uma conversa sua com o ministro do Supremo, quando se referia ao tempo dos votos impressos.

Mecias explicou que teve uma reunião com Barroso no dia 8 de junho e narrou ao ministro que por duas vezes ganhara eleições em seu estado, por pouquíssimos votos. Com a recontagem de votos, porém, o resultado mudou e ele acabou por ficar na suplência. Mecias disse que as eleições foram “de fato, tomadas de mim”. Assim, o ministro teria dito que “eleição em Roraima não se ganha, se toma”. O senador esclareceu que assim se passava no tempo do voto impresso e que, com a implantação do voto eletrônico, ele finalmente obteve a vaga.

 Em defesa da minha honra, dos deputados que estavam acompanhando a reunião e do ministro Barroso, fica aqui esse esclarecimento. Quem faz fake news não quer esclarecimento e não busca a verdade  declarou o senador, acrescentando que a divulgação do vídeo, com as falas descontextualizadas, se constitui em uma verdadeira fake news com objetivos escusos.

O vídeo a que se referiu o senador começou a circular em grupos políticos e rede sociais nessa terça-feira (10), depois de a PEC do Voto Impresso ter sido rejeitada na Câmara dos Deputados. Para os divulgadores do vídeo, as falas reforçariam a crítica ao atual sistema eleitoral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)