A inflação voltou e o custo de vida assombra as famílias brasileiras, diz Paim

Da Rádio Senado | 11/08/2021, 16h49

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (11), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a crise econômica, indiscutivelmente, atingiu o país. De acordo com ele, a alta da inflação elevou os preços dos produtos às alturas e o custo de vida tem assustado as famílias brasileiras. Segundo o senador, depois de muitos anos, o “dragão da inflação está de volta”, considerando que o acumulado nos últimos 12 meses foi de 8%, deixando as famílias, principalmente as de baixa renda, sem poder de compra para itens básicos.

— Em um ano, o arroz ficou 70% mais caro; o feijão, 50%; a cebola, 69%; o leite, 27%; as frutas, 25,40%; a carne, 20%; o tomate, 53%. Ou seja, tudo aumentou: a energia elétrica, a água, os combustíveis, os transportes. O botijão de gás chegou ao absurdo de R$ 120. O custo de vida assombra as famílias brasileiras; as contas não estão fechando. As famílias de baixa renda são as mais atingidas, justamente aquelas que recebem até meio salário mínimo de renda mensal por pessoa ou até três salários mínimos por família — afirmou.

Portanto, em face da situação, Paim classificou como “uma vergonha” o valor atual do salário mínimo de R$ 1.100. Ao citar dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o senador disse que instituição mostra que o salário mínimo se desvalorizou muito nos últimos anos e, atualmente, tem seu menor poder de compra em 15 anos, ou seja, no momento, não dá para comprar nem duas cestas básicas com esse dinheiro.

Para o senador, o país “perdeu o rumo”. Ele também fez críticas à decisão do governo federal que acabou com a política nacional de valorização do salário mínimo. Para ele, a política econômica precisa mudar e o retorno dessa política é fundamental, pois garante aos trabalhadores a recomposição salarial com base no PIB mais a inflação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)