Girão pede pressão popular para que a Câmara vote o fim do foro privilegiado

Da Rádio Senado | 14/07/2021, 18h41

Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu a mobilização dos eleitores para pressionar a Câmara dos Deputados a votar o fim do foro privilegiado, já aprovado pelo Senado. Para ele, o fato de parlamentares e outras autoridades serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal e não por juízes de primeira instância propicia um clima de proteção mútua entre o STF e o Congresso.

 E aí acontece aquele jogo, óbvio que acontece aquele jogo, que é um Poder protegendo o outro. Por que quem deveria fazer a investigação, analisar o trabalho do Supremo Tribunal Federal, eventuais denúncias e tudo? É o Senado. Só que muitos senadores têm processos no Supremo Tribunal Federal, na mão de ministros...

Girão também criticou o que chamou de interferência do STF nos demais poderes. Nesse sentido, lembrou que o Supremo ordenou a instalação da CPI da Pandemia e depois tem impedido a convocação de governadores, o que faz, na sua opinião, que a comissão se concentre apenas nas ações e omissões do governo federal e não nos indícios de corrupção em estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)