Comissão Senado do Futuro debate perspectivas da educação profissional

Da Agência Senado | 30/06/2021, 16h46

A educação profissional no país será tema de debate da Comissão Senado do Futuro (CSF), nesta sexta-feira (2). A audiência pública e interativa foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e será transmitida a partir das 10h. 

Estarão presentes a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marilza Regattieri; o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi;6 e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Alex Fiúza de Mello. 

No requerimento para a realização do debate, Izalci Lucas destacou a insuficiência de políticas para priorizar a formação técnico-profissional no ensino médio. De acordo com ele, além de debater o tema, a audiência servirá para avaliar experiências bem sucedidas e estimular a adoção de novas políticas públicas. 

“A reduzida proporção desta oferta de educação básica com terminalidade profissional reduz as alternativas de inserção dos jovens em ocupações que exigem tal qualificação, restringindo o seu acesso aos empregos com menor remuneração e alimentando o ciclo de exclusão social”, afirma. 

Segundo relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta quarta-feira (30), o atual ensino médio tem uma “ gama limitada de itinerários educacionais” e “escassez de cursos pós-secundários”, o que pode desmotivar os alunos. O estudo defende a reforma do ensino médio, que “ visa garantir que os indivíduos ingressem no mercado de trabalho com um conjunto mais amplo de habilidades práticas e profissionais para atender às necessidades do mercado e da economia”. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)