Chico Rodrigues cobra da Funai assistência aos índios Yanomami

Da Rádio Senado | 15/06/2021, 14h47

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) cobrou do governo federal — e mais especificamente, da Fundação Nacional do Índio (Funai) — ações de fiscalização, acompanhamento e controle para garantir condições de fixação dos índios Yanomami no território que pertence a eles.

Em Roraima vivem aproximadamente 80% dos Yanomami, segundo Chico Rodrigues. E por causa da falta de atenção e assistência do poder público, notadamente nas áreas de saúde, educação e transporte, muitos integrantes dessa etnia têm abandonado suas terras para "perambular", sem esperança e entregues à própria sorte, pelas ruas da capital, Boa Vista, e de outros municípios do estado, acrescentou o senador.

Chico Rodrigues lembrou que, pela lei, é atribuição da União a tutela dos povos indígenas. Por isso, não cabe responsabilizar o governo de Roraima por essa situação.

— Nós sabemos, na verdade, que essa assistência é extremamente precária. Fala-se na presença de garimpeiros nas suas terras, na questão de logística para atender a essas aldeias. Mas nada disso se justifica, porque, agora mesmo, na nossa capital você vai ver alguns desses indígenas, no centro da capital, na periferia da capital, nas estradas entre Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Alto Alegre — afirmou, acrescentando que os indígenas buscam a cidade "por falta de assistência do órgão que deveria cuidar deles, que é a Funai".

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)