Senado será iluminado de laranja para destacar campanha contra queimaduras

Da Comunicação Interna | 10/06/2021, 15h56

Para destacar o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho, e a campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, a cúpula e o Anexo 1 do Senado serão iluminados pela cor laranja durante dois dias a partir desta quinta-feira (10).

O pedido da iluminação especial foi feito pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP), que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado. Ele ressalta que é necessário alertar a população para a prevenção às queimaduras e para a importância da reabilitação e reinserção biopsicossocial da pessoa queimada.

O parlamentar cita estimativas de que mais de 1 milhão de casos de queimaduras são registrados anualmente em todo o mundo. No Brasil, estima-se que ocorram cerca de 150 mil internações por ano.

— Entre 2013 e 2014, o Sistema Único de Saúde [SUS] registrou mais de 15 mil casos de internações por queimadura em crianças com idade entre 0 e 10 anos — afirmou.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, José Adorno, prevenir queimaduras poupa vida e sofrimento, além de ser mais barato do que tratar as sequelas que elas trazem. Queimaduras, observou, são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Elas atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, causando a destruição parcial ou total da pele, e podem atingir o tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos.

— Muitos acidentes por queimadura, de forma global, acontecem em ambiente doméstico. Conhecendo a causa e estabelecendo políticas corretas, com educação e campanhas que promovam cuidado, tenho certeza que podemos diminuir o número de acidentes — declarou Adorno, que também é cirurgião plástico e atua no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras foi instituído pela Lei 12.026/2009.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)