Girão diz que PF mostra autonomia ao pedir abertura de inquérito contra Toffoli

Da Rádio Senado | 13/05/2021, 17h19

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (13), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a Polícia Federal demonstrou autonomia por encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar suposta participação do ministro Dias Toffoli na venda de sentenças judiciais.

Girão mencionou o que levou a PF a pedir abertura de inquérito: segundo delação do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que está preso por corrupção, o ministro Toffoli teria recebido R$ 4 milhões para favorecer prefeitos em decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que presidia. De acordo com o senador Girão, os prefeitos citados por Cabral foram beneficiados em decisões do TSE.

— A Polícia Federal pede que o STF abra um inquérito sobre isso. Se o STF vai fazer e como irá fazer internamente, nós não sabemos. O que nos deixa felizes é que está existindo uma ação de uma instituição muito acreditada pela sociedade brasileira, que é a Polícia Federal. Que ela vá fundo e continue fazendo seu trabalho. Além disso, que o STF também possa fazer seu trabalho sem corporativismo. É isso que esperamos — declarou Girão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)