Bezerra diz que participação de Nise Yamaguchi em reuniões no Planalto foi legal

Da Agência Senado | 11/05/2021, 17h52

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta terça-feira (11) que a médica Nise Yamaguchi participou de reuniões no Palácio do Planalto na condição de “colaboradora eventual” do comitê criado para acompanhar ações de enfrentamento à pandemia. Ele citou uma portaria de 2019 que, segundo ele, regulamenta a figura do colaborador eventual.

— É pessoa sem vínculo com a administração pública federal convocada a prestar colaboração de natureza técnica especializada ou participar de evento de interesse do ministério em caráter eventual — explicou.

Bezerra apresentou essas informações após questionamentos feitos pelo relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Durante a audiência promovida pela comissão nesta segunda-feira, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, confirmou que rejeitou a sugestão — que teria sido feita por Nise Yamaguchi — de alteração da bula da cloroquina para que esse medicamento pudesse ser prescrito para o tratamento da covid-19.

Para o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), a participação de Yamaguchi em reuniões no Palácio do Planalto não representa um problema — ele argumentou, inclusive, que o presidente Jair Bolsonaro precisa dialogar com a sociedade organizada e os cientistas.

— O que somos contra é chegar com um decreto [para alterar a bula da cloroquina para prescrevê-la no tratamento da covid-19] e pedir para o presidente da Anvisa botar isso na bula. Somos contra — declarou Aziz.

Fóruns internacionais

Em resposta a questionamento de Fernando Bezerra Coelho sobre a importância do ingresso da Anvisa, em 2019, no Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Medicamentos de Uso Humano (ICH, na sigla em inglês), Antonio Barra Torres ressaltou a importância de o Brasil ter assento nos principais fóruns internacionais do setor, especialmente durante a pandemia.

— Sem ninguém imaginar que ia ter pandemia, em 2019, foi um degrau de força que a Anvisa subiu para o que ela ia enfrentar, e ninguém sabia que ia enfrentar  isso — afirmou ele, destacando também a interlocução “ombro a ombro” nesses fóruns, que facilitaria o acesso à informação em nível internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)