Senado fará sessão especial para comemorar 50 anos da Santa Casa de Rondonópolis

Da Agência Senado | 06/05/2021, 19h13

Requerimento para realização de sessão especial em homenagem aos 50 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis (MT) foi aprovado nesta quinta-feira (6) pelo Senado. A sessão especial será no dia 14 de maio.  

O autor do pedido, senador Wellington Fagundes (PL-MT), disse que o hospital presta serviços à comunidade local e da região de forma gratuita desde sua fundação, disponibilizando atendimento de urgência e emergência à comunidade carente de Rondonópolis e entorno. Ele ressalta ainda que a Santa Casa, no início, ainda não possuía convênio com o poder público, o que veio a ocorrer em 1976, cinco anos após sua inauguração. 

“Na época, Rondonópolis não disponibilizava atendimento gratuito de urgência e emergência (pronto-socorro) à comunidade carente. A ideia de construção de uma unidade local da Santa Casa de Misericórdia nasceu como alternativa à demanda do município por um pronto atendimento de urgência gratuito”, justificou Wellington Fagundes. 

O hospital foi fundado em 1971 por membros do Rotary Clube de Rondonópolis, com apoio da Igreja Católica, representada pelo bispo Dom Osório Stoffel. Atualmente, o convênio com Sistema Único de Saúde (SUS) alcança 80% dos atendimentos da Santa Casa, contando com 150 leitos ativos para diversas especialidades. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)