Girão alerta para 'blindagem' de autoridades estaduais e municipais na CPI

Da Rádio Senado | 06/05/2021, 15h19

Em pronunciamento nesta quinta-feira (6), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que é importante a população acompanhar os trabalhos da CPI da Pandemia para evitar que as investigações se limitem às ações do governo federal e, com isso, ocorra a "blindagem" de agentes públicos estaduais e municipais.

Ele afirmou que não pode prosperar a tese de quem defende que as apurações só alcancem estados e municípios quando houver a participação de algum agente federal numa eventual irregularidade.

Segundo Girão, o requerimento dele que estende os trabalhos da comissão é claro e prevê a investigação de qualquer ato que caracterize desvio de verbas da União para o enfrentamento da pandemia, por governadores e prefeitos.

— O TCU [Tribunal de Contas da União], que é um órgão auxiliar do Poder Legislativo, está aí para mostrar que estados e municípios precisam ser rastreados, sim. Inclusive, é uma função saber exatamente como essas verbas foram aplicadas. Por que que uma CPI não pode fazer isso?

O senador também disse ser fundamental que a sociedade fique atenta a uma possível transformação da CPI num palanque político para 2022. Isso, na opinião dele, seria "desumano" e uma "covardia" contra o povo, que já vem sofrendo as consequências da pandemia na saúde e está sendo atingido pela fome.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)