Chico Rodrigues defende participação das Forças Armadas em vacinação

Da Rádio Senado | 05/05/2021, 17h51

Em pronunciamento esta quarta-feira (5)), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) disse estar esperançoso de que as Forças Armadas utilizem o seu pessoal e a sua expertise na campanha de vacinação contra a covid-19. Ele apontou que, em audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na última quinta-feira (29), o ministro da Defesa, general Braga Netto, manifestou essa possibilidade.

Para Chico Rodrigues, a participação das Forças Armadas num eventual mutirão nacional de vacinação, associada ao PL 1.136/2021, de autoria dele, que torna obrigatória a imunização aos sábados, domingos e feriados, pode agilizar a aplicação das doses em todas as faixas etárias.

De acordo com o senador, os estados e municípios demoram até 45 dias entre a data do recebimento e a data de aplicação de 10 a 15 milhões de vacinas.

— Portanto, com essa presença, essa logística das Forças Armadas, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, o pessoal da área de saúde auxiliaria, sobremaneira, para que nós pudéssemos acelerar a vacinação da população brasileira. Porque está provado, o mundo inteiro tem divulgado, a diminuição de ocorrência de covid para aqueles níveis de idade que já foram vacinados em outros países do mundo. Cai substancialmente, em mais de 90%, a possibilidade de eles serem acometidos de covid — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)