Senado é iluminado de verde em alusão aos dias da atividade física e da saúde

Da Redação | 06/04/2021, 11h45

Em homenagem aos Dias Mundiais da Atividade Física e da Saúde, comemorados em 6 e 7 de abril, respectivamente, a cúpula e o edifício principal do Senado ficam iluminados de verde entre os dias 1º e 8 de abril. A iniciativa, do Ministério da Saúde, foi aprovada pela Primeira-Secretaria do Senado e visa a estimular a sociedade para um mundo mais justo e saudável.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de ter uma vida mais ativa, entre eles meninas, mulheres, pessoas idosas, com menos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas.

Ainda segundo a OMS, a atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

Para o educador físico Edísio Sobreira, do Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho (SesoQVT) do Senado, não restam dúvidas de que a atividade física é cientificamente comprovada como uma grande aliada na prevenção de várias doenças. E, afirma, a prática de exercícios tem ajudado, inclusive, as pessoas a enfrentar esse conturbado momento de pandemia em várias frentes.

Benefícios

Entre os benefícios que atividade física pode promover, listou o educador físico, está o fortalecimento do sistema imunológico, pois aumenta temporariamente as concentrações sanguíneas de leucócitos, células brancas, anticorpos e auxilia na diminuição do risco de infecção. Além disso, a manutenção de exercícios físicos também melhora a função pulmonar, levando a um aumento no volume da troca gasosa, aumentando a capacidade oxidativa da musculatura respiratória, o que promove uma melhora na resistência e na força dos músculos respiratórios.

Promove ainda a saúde mental, pois combate o estresse, a depressão, melhora o estado de humor, o autoconceito, a autoestima, a imagem corporal, reduz a tensão muscular, melhora a qualidade do sono, previne ou retarda o declínio das funções cognitivas, incrementa a socialização e ajuda na redução do consumo de medicamentos.

— A atividade física regular vem atuando como uma ferramenta poderosa e fundamental para prevenir e controlar vários tipos de comorbidades [pessoas com comorbidades fazem parte do grupo de risco da covid-19], como as doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e todos os tipos de câncer.

O ser humano não precisa ser um atleta para se exercitar, diz Edísio. E, segundo ele, a própria OMS enfatiza que todas as pessoas, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativas e que todo tipo de movimento importa.

Dicas

O educador físico acrescenta ainda que algumas mudanças de atitude podem, sim, fazer a diferença e vários são os exemplos que podem ser adotados:

  • Matricular-se em alguma atividade física on-line, como ioga, treinamento funcional, dança ou pilates;
  • Adotar a jardinagem como hobby;
  • Ajudar ou assumir a responsabilidade pelas tarefas domésticas;
  • Começar a caminhar ou, ao levar o cachorro para passear, aumentar um pouco a distância percorrida;
  • Andar ou utilizar a bicicleta ao invés do automóvel para acessar o comércio local;
  • Utilizar as escadas ao invés do elevador, entre outras ações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)