Agência Senado lança perfil no Instagram para divulgar produção fotojornalística

Elina Rodrigues Pozzebom | 05/04/2021, 17h01

Para expandir a distribuição do conteúdo de fotojornalismo da Agência Senado foi lançado nesta segunda-feira (5) o perfil @agenciasenado no Instagram. O novo canal é voltado para a vocação visual da plataforma, que tem milhões de usuários e cresce a cada dia. A intenção é entregar informação de qualidade, privilegiando o material visual gratuito e de excelência produzido diariamente pela equipe de repórteres fotográficos da agência, já considerada uma referência de informação legislativa clara, precisa e confiável no país.

— O Senado é a segunda instituição pública com mais seguidores no Instagram, somando 1,7 milhão de pessoas. Mas podemos aprimorar. Sabemos da força das imagens que informam e contam histórias, por isso lançamos agora o Instagram da Agência Senado só com as fotos do dia a dia no Parlamento. Vai ser mais uma oportunidade do cidadão ver as imagens do Senado registradas por quem está ali todos os dias. Além disso, vai ampliar a divulgação do parlamentar e facilitar o acesso a qualquer veículo de comunicação que precise das fotografias do Legislativo para noticiar melhor — explicou a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin.

Agência pública

O perfil inaugurado é complementar ao institucional @senadofederal, mas nasce com uma vocação diferente. Será um canal com DNA de agência pública de notícias, com foco na comunicação por meio da imagem jornalística e que visa aproximar o cidadão das atividades desempenhadas pelo Senado Federal.

— Serão publicadas no @agenciasenado fotografias com as atividades legislativas diárias, reuniões de comissões, do Plenário, fotos dos senadores, sempre chamando a atenção para o banco de imagens da instituição, disponível para pesquisas e para download. Haverá também stories com bastidores, curiosidades e detalhes até mesmo da arquitetura do Palácio do Congresso. O perfil será mais um meio para a população conhecer os debates e decisões que impactam o país — disse o coordenador de Fotografia da Agência, Leonardo Sá.

Fotojornalismo

O fotojornalismo da Agência Senado produz anualmente 500 mil fotos das atividades do Senado e do Congresso. Desse total, 120 mil abastecem o acervo histórico da instituição e ficam disponíveis para pesquisas, a pedido dos cidadãos. Pouco mais de 40 mil são disponibilizadas com legenda e em alta resolução na página Senado Fotos e no Flickr para download.

O Instagram é uma rede com alcance e popularidade, essencial para divulgar o excelente fotojornalismo feito no Senado. A produção fotográfica da Agência é imensa, são 120 mil fotos por ano produzidas para o acervo histórico, e o novo perfil poderá levar essas informações, curiosidades, imagens feitas em pontos privilegiados ao conhecimento de mais cidadãos — afirmou a diretora da Agência Senado, Paola Lima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comunicação Institucional Jornalismo