Suplente de Major Olimpio, Giordano toma posse em sessão remota do Senado

Da Redação | 31/03/2021, 19h40

Foi empossado, na tarde desta quarta-feira (31), o empresário Alexandre Luiz Giordano (PSL-SP), em sessão deliberativa remota do Senado Federal. Giordano assume a vaga do senador Major Olímpio (PSL-SP), que morreu no dia 18 de março deste ano, aos 58 anos, de covid-19. Com a posse, o empresário deve cumprir o mandato da chapa até 31 de janeiro de 2027.  

Giordano, nome que o parlamentar que assume a partir desta quarta, nasceu em São Paulo (SP) e tem 47 anos. Foi eleito 1º suplente do senador Major Olímpio na eleição geral de 2018. Giordano é dono de cinco empresas, que oferecem serviços como manejo de estruturas metálicas, comércio de metais e mineração.  

Durante o discurso de posse, agradeceu à mãe, Maria Giordano, com quem iniciou sua vida profissional.

— A minha história e a de minha mãe, como a de milhões de brasileiros, foram as de vendedores ambulantes na região da Rua 25 de Março, vendendo cachorro-quente. Começamos ali para sustentar a nossa família, para comer, beber e dormir — disse.

Giordano é filiado ao PSL desde 2018. Antes, passou pelo PSDB e pelo PV. Apesar disso, só se candidatou na última eleição geral. Quando passou a integrar a chapa de Major Olímpio, de quem era amigo, Giordano ajudava na organização do primeiro diretório paulista do partido.  

Em seu primeiro ato como senador, anunciou a apresentação de projeto de lei para "deduzir, do Imposto de Renda das pessoas físicas e jurídicas, aquisições de vacinas, como mais uma forma de incentivar a vacinação no Brasil”. 

Yolanda Pires com supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)