Bancada feminina escolhe na terça nova procuradora da Mulher no Senado

Da Redação | 27/03/2021, 09h39

A bancada feminina do Senado escolhe em reunião na próxima terça-feira (30), às 14h30, a nova procuradora especial da Mulher. A senadora Leila Barros (PSB-DF) conta com o apoio das demais senadoras para assumir a função. A nomeação da procuradora cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2013 para inserir o Senado de forma mais efetiva no debate sobre questões de gênero e na busca de direitos iguais para mulheres e homens. A procuradoria tem se mobilizado em relação às pautas femininas e também na produção de artigos, pesquisas e livros voltados para inserção da mulher na política. Também tem sugerido, fiscalizado e acompanhado a execução de programas federais que visem à promoção de igualdade de gênero.

A intenção é atuar pelo empoderamento feminino e contra todas as formas de discriminação e violência, garantindo direitos, emancipação individual e consciência coletiva para superação da dependência social e da dominação política.

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) está no comando do colegiado desde 2019. Antes dela, a então senadora Vanessa Grazziotin exerceu o cargo de procuradora de 2013 a 2018, tendo sido a primeira procuradora especial da Mulher do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)