Confúcio apresenta balanço semanal da comissão da covid-19 e pede participação de todos os senadores

Da Redação | 10/03/2021, 19h10

Presidente da comissão temporária criada para acompanhar as ações contra a covid-19, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou em sessão remota do Plenário, nesta quarta-feira (10), o balanço semanal de atividades do colegiado. Além de reforçar o convite para acompanhar a audiência pública desta quinta-feira (11) com os governadores do Amazonas, Wilson Lima, e de Santa Catarina, Carlos Moisés, o senador convocou os colegas a contribuir com sugestões para o enfrentamento da pandemia. De acordo com o senador, o acompanhamento da política de combate à pandemia será diferente do que funcionou no ano passado.

— Nós queremos a maior participação de todos os senhores senadores, com ideias importantes de como nós resolvermos e ajudarmos o Brasil a sair dessa crise pandêmica, que termina humilhando a todos. Particularmente o Congresso, muitas vezes citado, sendo que tudo que veio para o Congresso votar, decidir e colaborar foi feito no tempo certo, na hora certa. Agora, recentemente, aprovamos os recursos para o auxílio emergencial, que é um dos grandes anseios ao lado da vacinação — disse. 

Confúcio ressaltou que a comissão não está em busca de “culpados”, mas sim de “soluções práticas para que a vacinação em massa do povo brasileiro aconteça de verdade, com programação prevista e realizada no tempo certo”.

Compra de vacinas

Durante o balanço apresentado por Confúcio, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comemorou a sanção do PL 534/2021, que permite a compra descentralizada de vacinas

— Estive com o ministro [da saúde] Eduardo Pazuello, que informou que, já sob a égide do vigor desse projeto de lei, agora uma lei sancionada, poderá o governo brasileiro assinar com a Pfizer a compra de vacinas. Então, já é um avanço também considerável, fruto do trabalho do Senado Federal — afirmou.

Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira, cobraram do Ministério da Saúde, na terça-feira (9), um cronograma nacional de vacinação contra a covid-19. Segundo o presidente do Senado, Pazuello se comprometeu a responder ainda nesta quarta o ofício sobre o cronograma. 

Audiência pública

Recriada em fevereiro, a comissão temporária que acompanha as ações contra a covid-19 fará sua primeira audiência pública nesta quinta-feira (11),  a partir das 9h. O colegiado quer ouvir os governadores para falar sobre o cronograma de vacinação e a situação de saúde pública, que tem enfrentado um quadro de colapso, enquanto o país sofre a perda de quase duas mil pessoas por dia, vítimas de covid-19. O objetivo da reunião é debater com os chefes dos Executivos estaduais as dificuldades no enfrentamento da pandemia.

Foram convidados para a audiência pública os governadores Carlos Moisés, de Santa Catarina; Wilson Lima, do Amazonas; Rui Costa, da Bahia; Camilo Santana, do Ceará; Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Eduardo Leite, do  Rio Grande do Sul. Até o momento, apenas Carlos Moisés e Wilson Lima confirmaram presença. 

— Nossa expectativa é muito grande de ouvir os governadores, suas aflições e suas sugestões — afirmou Confúcio Moura. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve participar da audiência pública.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania

Ana Lídia Araújo sob a supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)