Senadores fazem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19

Da Redação | 03/03/2021, 21h29 - ATUALIZADO EM 04/03/2021, 11h40

Os senadores fizeram um minuto de silêncio, durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), em homenagem aos mortos pela covid-19 no país.

O senador Weverton (PDT-MA) foi um dos parlamentares que solicitou o minuto de silêncio. Ele destacou que foi registrado um recorde com cerca de 1.840 óbitos nas últimas 24 horas.

— A imprensa divulgou agora há pouco [no início da noite desta quarta] o pior número de mortos no país desde quando começou a pandemia — destacou ele, acrescentando que a homenagem se destina também "a todos que estão enfrentando este momento difícil que o Brasil está vivendo".

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) manifestou solidariedade pelo aumento do número de mortos.

— Trago aqui a nossa tristeza com a quantidade de mortes, infelizmente um recorde que ninguém quer bater — disse ela.

O senador Dário Berger (MDB-SC) ressaltou o alto número de mortes no Brasil e lamentou que Santa Catarina esteja enfrentando um colapso em seus sistema de saúde por causa da pandemia. Ele ainda agradeceu ao estado do Espírito Santo por receber pacientes do seu estado.

— Em Santa Catarina o sistema entrou em colapso e o estado pede socorro. Em Santa Catarina 251 pessoas estão esperando por um leito de UTI e 7.618 pessoas já perderam a vida, sendo 94 nas últimas 24 horas. Ontem [terça-feira], por incrível que pareça, Santa Catarina transferiu 16 pacientes para o Espírito Santo — lamentou.

Cenário crítico

Segundo levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o país registrou nesta quarta-feira um recorde 1.840 óbitos causados pela covid-19, contabilizados em um período de 24 horas, o maior número desde o início da pandemia. Foram registradas nas últimas 24 horas mais de 70 mil novas infecções de covid-19. O Brasil já perdeu quase 260 mil vidas para a doença e computou cerca de 10,7 milhões de casos de contaminação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)