Senado fará sessão especial em comemoração aos 61 anos de Brasília

Da Redação | 03/03/2021, 10h16

Na sessão plenária desta terça-feira (2), o Senado aprovou requerimento do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para uma sessão especial em comemoração os 61 anos de Brasília. O evento será no dia 19 de abril, dois dias antes da data de aniversário da capital. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Na justificativa do requerimento (RQS 2.585/2020), Izalci destaca que Brasília foi o primeiro núcleo urbano do século 20 considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em 1987.

Ele ressaltou a importância de fazer a homenagem justamente no Congresso, "Casa de leis que foi pensada e criada pelo grande arquiteto Oscar Niemayer e o saudoso presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira".

O senador afirma ainda que o reconhecimento do valor patrimonial de Brasília tem origem no plano urbanístico de Lúcio Costa, concebido em quatro escalas estruturais: monumental, gregária, residencial e bucólica. 

"Da interação dessas quatro escalas, nasceu uma cidade que, 'sendo monumental', é também cômoda, eficiente, acolhedora e íntima. É ao mesmo tempo derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional”, enfatiza Izalci.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Brasília Senador Izalci Lucas