Comissão da Covid-19 deve ter plano de trabalho apresentado na segunda-feira

Da Redação | 03/03/2021, 17h07

A comissão temporária criada para acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus (CTCOVID19) começou os trabalhos nesta quarta-feira (3). Após a instalação, foram eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado, senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Styvenson Valentim (Podemos-RN), respectivamente. O relator deve ser escolhido até quinta-feira (4).

— O relator tem que apresentar na segunda-feira o plano de trabalho da comissão. Ele deve procurar nós todos para buscar sugestões sobre como deve proceder essa comissão em 120 dias. Tem que ser um trabalho intensivo, temos que nos fazer respeitar e temos que dar respostas ao Plenário toda semana — disse o presidente, que é médico.

Confúcio Moura informou que as reuniões serão feitas às segundas e quintas-feiras, às 9h, para que não coincidam com outras obrigações dos parlamentares. Os encontros, de acordo com o presidente, começarão sempre na hora marcada e serão breves. A cada semana um integrante da comissão deve falar no Plenário, aos demais senadores, sobre o andamento dos trabalhos.

 O vice-presidente da comissão, senador Styvenson Valentim, agradeceu a oportunidade e disse esperar contribuir para oferecer respostas à sociedade.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), integrante da comissão, afirmou que a comissão é da maior importância neste momento. Ele afirmou que a intenção é ouvir todos os envolvidos no combate à pandemia e reunir todas as informações necessárias sobre a atuação do governo no combate à pandemia.

— Na minha opinião, que também deve ser dos outros senadores, há uma deficiência muito grande no único insumo que resolve a doença, que é a vacina. Esta é uma doença redutível por vacina — afirmou o senador, também médico.

Para a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), indicada como suplente na comissão, o trabalho do colegiado é vital, porque faltam informações consistentes sobre o andamento da imunização. Ela se colocou à disposição para colaborar com o trabalho da comissão. Já o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) elogiou o presidente e o vice-presidente do colegiado e se colocou à disposição para ser relator.

Integrantes

O requerimento de criação da comissão foi apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). Os trabalhos terão a duração de quatro meses. A comissão vai acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavirus (covid-19), a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à pandemia.

Além dos senadores que se manifestaram, fazem parte da comissão os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Wellington Fagundes (PL-MT) e Zenaide Maia (Pros-RN), como titulares, e os senadores Rose de Freitas (Podemos-ES), Daniella Ribeiro (PP-PB), Izalci Lucas (PSDB-DF), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), como suplentes. Mais um suplente ainda deve ser indicado pelo bloco Bloco Parlamentar Vanguarda (DEM, PL, PSC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)