Enfermeira, motorista de ambulância e CBF receberão votos de aplauso

Da Redação | 24/02/2021, 10h44

O Senado encaminhará voto de aplauso à enfermeira Rebeka Fonseca e ao motorista de ambulância Wadson Diniz, servidores públicos da cidade de Rurópolis (PA). Os dois empurraram a pé, por cerca de dois quilômetros, uma maca com paciente com covid-19 e um cilindro de oxigênio. O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) foi o autor do requerimento (RQS 294/2021), apresentado na sessão plenária de terça-feira (23). 

O caso ocorreu no dia dia 12 de fevereiro, quando uma paciente em estado grave era transportada pela BR-230, conhecida como rodovia Transamazônica. A ambulância ficou parada por horas em um engarrafamento formado por cerca de 5 mil carretas em fila tripla. Preocupados com a reserva de oxigênio, a dupla resolveu empurrar a maca sobre o chão batido, entre milhares de veículos, em um trecho de rodovia onde não há acostamento.

Para Zequinha, essa foi uma das cenas mais emblemáticas e inspiradoras desde o início da luta nacional contra a pandemia de coronavírus. 

— A paciente, Dona Ruth, foi admitida no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba. Seu estado de saúde, felizmente, pôde ser estabilizado a tempo. Isso graças à coragem, ao empenho e ao profissionalismo dessa dupla de servidores públicos, a Rebeka e o Wadson, que se tornaram motivo de orgulho e fonte de inspiração não só para Rurópolis, lá na Transamazônica, mas para todo o estado do Pará e para todo o Brasil certamente — afirmou o senador.

CBF

Outro requerimento (RQS 404/2021) foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que pediu um voto de aplauso que será encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela manutenção e viabilização do Campeonato Brasileiro durante a pandemia. 

O senador ressaltou que o futebol é, de longe, o esporte mais popular do país. Para Girão, a iniciativa da CBF de garantir a continuidade dos campeonatos de futebol foi fundamental para contribuir na diminuição do estresse, trazendo alegria aos lares por meio da transmissão dos jogos pela televisão.

— Ouso dizer que essa iniciativa vem cumprindo um papel ainda maior, contribuindo para a recuperação dos pacientes infectados pelo coronavírus por seus efeitos psicológicos tão positivos, porque eleva a autoestima e, consequentemente, a imunidade.

Girão destacou que a entidade conseguiu garantir a realização de jogos da paixão nacional com todos os protocolos de segurança máxima sanitária. Para ele, a atitude da CBF deve servir como exemplo a ser seguido por governantes de todo o país.

— Trata-se de assumir o corajoso desafio de adaptar à prática esportiva todas as recomendações e protocolos de segurança sanitária, imprescindíveis para a não proliferação do vírus — concluiu o senador. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)