Simone defende projeto que inclui representante feminina no Colégio de Líderes

Da Redação | 02/02/2021, 19h45

A bancada feminina pode ganhar assento nas reuniões de líderes do Senado. Além de ser um compromisso assumido pelo novo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, a medida também foi defendida pela senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ela pediu nesta terça-feira em Plenário, a aprovação do PRS 26/2019, projeto de resolução que cria oficialmente o Colégio de Líderes do Senado e garante a participação de uma representante da bancada feminina nesse órgão.

Simone Tebet participou da disputa pela Presidência do Senado, cuja eleição foi realizada na segunda-feira (1º), e essa era uma das iniciativas que ela defendeu durante sua campanha.

— Nós queremos realmente ir além de termos voz. Nós queremos efetivamente ter espaços de deliberação antes de [uma matéria] vir a Plenário. No Colégio de Líderes, na Mesa do Senado, acho importante. É uma homenagem à mulher brasileira — disse a senadora, destacando que esse projeto de resolução já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) e aguarda deliberação da Mesa.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reconheceu que a sugestão para incluir uma representante da bancada feminina no Colégio de Líderes foi um compromisso assumido por ele durante sua candidatura. Ele informou que deverá sugerir, na reunião de líderes a ser realizada na próxima semana, a inclusão desse projeto de resolução na pauta de votações do Plenário.

— Até semana que vem nós realizaremos a primeira reunião [de líderes]. E vou submeter, entre outras sugestões, essa sugestão que é um compromisso meu e que foi um compromisso também de Vossa Excelência para a bancada feminina — declarou Rodrigo Pacheco ao responder a Simone Tebet.

Mudanças

Esse projeto de resolução (PRS 26/2019) é de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). De acordo com o texto, o Colégio de Líderes será integrado pela representante da bancada feminina, pelas lideranças dos partidos políticos, dos blocos parlamentares e do governo e pelo presidente do Senado.

O grupo poderá, por exemplo, sugerir a modificação da Ordem do Dia elaborada pelo presidente do Senado, com a inclusão ou retirada de matérias; poderá provocar a Presidência da Casa para transformar sessões públicas em secretas e para a criação de comissão para representação externa da Casa. Os representantes do Colégio de Líderes também deverão ser ouvidos antes da convocação de sessões extraordinárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)