Senadores parabenizam Pacheco pela vitória e defendem reformas

Da Redação | 02/02/2021, 12h30

A necessidade de aprovar reformas que permitam a retomada da economia e a adoção de medidas para vencer a crise causada pela pandemia do novo coronavírus foram citadas por senadores em redes sociais após a eleição de Rodrigo Pacheco para presidência do Senado. Nessa segunda-feira (1º), Pacheco venceu Simone Tebet (PMDB-MS) por 57 votos a 21, tornando-se o 68º presidente da Casa. Até parlamentares que não votaram em Pacheco cumprimentaram o novo presidente e disseram que vão colaborar com a votação de projetos importantes para o país.

"Meu voto foi para a senadora Simone Tebet, mas desejo muito sucesso e equilíbrio para o eleito. O Brasil precisa do trabalho dedicado e sóbrio de todos. Vamos colaborar e cobrar celeridade", afirmou Alessandro Vieira (Cidadania-SE) em uma rede social.

O senador Weverton (PDT-MA) avaliou a eleição como tranquila e dentro do que o país e a sociedade esperavam.

— Venceu a democracia, maturidade e responsabilidade da Casa em conduzir o processo de forma harmônica e respeitosa. Além de um sucesso, a eleição foi muito bem conduzida pelo ex-presidente Davi Alcolumbre — afirmou Weverton à Agência Senado.

Para o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), o Senado viveu um dia marcante com a eleição do novo presidente, com 57 votos, o que ele considera uma votação muito expressiva. 

— O fato é que agora não há vencido e nem vencedores, o Senado é um só. Sob o comando de Rodrigo Pacheco, eu não tenho dúvidas de que nós vamos enfrentar os grandes desafios que o país precisa, mesmo nesse momento de pandemia — disse. 

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) disse que a Casa vai continuar oferecendo importante contribuição para o país superar a grave crise que enfrenta.

"Parabenizo o senador Rodrigo Pacheco pela vitória na eleição para a presidência do Senado. Com diálogo e harmonia, avançaremos com a agenda de reformas, que abrirão caminho para a retomada da economia e a geração de emprego”. 

A senadora Katia Abreu desejou que Pacheco tenha serenidade e sabedoria na condução da Casa. 

"Que seu discurso de independência seja seguido à risca. Temos no Senado uma fila de pautas importantes. Orçamento, reformas fundamentais, entre tantas. E o Brasil tem pressa. Temos obrigação de acelerar e responder a altura de quem nos colocou aqui”, escreveu a senadora.

Reformas

Em seu discurso após a posse, Pacheco defendeu a aprovação pelo Congresso das reformas que farão a economia do país crescer.

— A reforma tributária, que já tem um ambiente de discussão na Câmara e no Senado e discute uma nova forma de arrecadação tributária no Brasil. A reforma administrativa de igual modo. Corrigindo distorções, mas jamais demonizando o serviço público brasileiro. De igual modo, A PEC Emergencial, que cria mecanismos de ajuste fiscal no Brasil. A PEC dos Fundos Públicos, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e faz prever a alocação dos recursos de fundos públicos infraconstitucionais para o Tesouro Nacional e para o pagamento da dívida púbica. A PEC do Pacto Federativo, dando mais autonomia para estados e municípios — disse. 

Wellington Fagundes (PL-MT) disse que é preciso trabalhar focado em salvar vidas, mas também é necessário buscar a retomada da economia do país.

— O Congresso tem toda a responsabilidade de votar os projetos necessários para esse momento: reforma tributária e tantas outras — disse.

Os senadores Weverton, Roberto Rocha e Otto Alencar (PSD-BA) também defenderam a reforma tributária.

— A sociedade precisa saber quanto está pagando e para onde está indo esse dinheiro. É preciso que você comece a tirar desse sistema pesado o lucro que existe hoje só com especulador. Quem produz precisa ter a mão amiga do Estado para poder continuar incentivando a geração de emprego — afirmou Weverton.

Já o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que vai trabalhar na legalização dos jogos, segundo ele, uma fonte de receitas para o país.

— O Brasil vivendo uma crise econômica das maiores não pode abrir mão dessa receita, já que várias modalidades de jogos são realizadas no Brasil sem pagar um real de imposto. Eu acho isso um absurdo. Vários países já têm seus jogos legalizados, e o Brasil fora dessa fonte de receita. Fonte de receita deve estar acima de religião e de costumes. Então temos que trabalhar para aprovar a legalização dos jogos.

Paulo Rocha (PT‑PA)

@senadorpaulor

"Desejamos uma excelente gestão e sabedoria neste momento tão difícil. As bancadas do PT e oposição cobrará compromissos como a independência entre os poderes, garantia de direitos dos trabalhadores e defesa da vida."

Flávio Arns (Podemos‑PR)

@ArnsFlavio

"Desejamos que o senador Rodrigo Pacheco, eleito como novo presidente do Senado, atue para garantir a independência entre os poderes e fortalecer nossa democracia. É isso o que o Brasil deseja: respostas efetivas, de forma ética, célere e harmônica."

Romário (Podemos‑RJ)

@RomarioOnze

"Parabéns ao novo presidente do Senado Rodrigo Pacheco. Desejo que tenha independência e compromisso com o país para superar os desafios que o Brasil enfrenta."

Ciro Nogueira (PP‑PI)

@ciro_nogueira

"Acabamos de eleger o senador Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado Federal pelos próximos dois anos. Sua candidatura contou com o apoio de nosso partido e representa um grande passo para o desenvolvimento do nosso país.”

Izalci Lucas (PSDB‑DF)

@IzalciLucas

"Concluímos a votação para a presidência do Senado Federal. Parabenizo o presidente eleito, senador Rodrigo Pacheco, desejando-lhe êxito nesse novo desafio que se inicia!"

Cid Gomes (PDT‑CE)

@senadorcidgomes

"O Senado Federal escolheu, por 57 votos, o senador Rodrigo Pacheco para presidir os trabalhos no biênio 2021-2022. Desejo sorte ao senador e acredito que ele marcará sua gestão por independência e por respeito às minorias que lá militam."

Daniella Ribeiro (PP‑PB)

@soudaniella111

"Que Deus abençoe o Presidente eleito do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, nessa grande responsabilidade que hoje assume. Que não lhe falte discernimento, coragem e compromisso com a nossa nação. Estou muito feliz com a sua vitória."

Flavio Bolsonaro (Republicanos‑RJ)

@FlavioBolsonaro

"Meus parabéns ao senador Rodrigo Pacheco pela vitória para a presidência do Senado Federal. Desejo sucesso e que sua gestão seja pautada pelo avanço do Brasil."

Fabiano Contarato (Rede‑ES)

@ContaratoSenado

"Cumprimento o senador Rodrigo Pacheco pela vitória na disputa pela Presidência do Senado. Seu legado, após cumprida esta missão, será proporcional à sua liderança, independência e capacidade de repelir investidas autoritárias. Para ajudar o Brasil e os brasileiros, conte comigo!"

Luiz do Carmo (MDB‑GO)

@_luizdocarmo

"Parabéns ao senador Rodrigo Pacheco pela vitória. Tenho certeza que o senhor fará um brilhante trabalho à frente da presidência do Senado Federal."

Jaques Wagner (PT‑BA)

@jaqueswagner

"Cumprimento o senador Rodrigo Pacheco, novo presidente do Senado Federal. Desejo sabedoria e luz para que possa tornar o Senado da República cada vez mais respeitado pelo povo brasileiro.”

Luis Carlos Heinze (PP‑RS)

@AcaoeAtuacaoLCH

"Sucesso ao Rodrigo Pacheco em sua gestão como presidente do Senado Federal. Vamos trabalhar juntos pelo desenvolvimento do nosso Brasil."

Zequinha Marinho (PSC‑PA)

@ZequinhaMarinho

"Meus votos de sucesso ao amigo Rodrigo Pacheco, eleito democraticamente como presidente do Senado para os próximos 2 anos. Votei com a convicção de que sob sua condução, teremos uma presidência que conduzirá com responsabilidade e de forma conciliadora os trabalhos da Casa."

Elmano Férrer (PP‑PI)

@elmanoferrer

"Finalizada a eleição no Senado Federal. Momento democrático, em que elegemos o Rodrigo Pacheco (DEM-MG) novo presidente do Senado para o biênio 2021-2022. Desejo boa sorte nessa nova missão, que possamos trabalhar pelas estabilidades social, política e economia do Brasil."

Lasier Martins (Podemos‑RS)

@lasiermartins

“Desejo sucesso ao novo presidente e estarei atento às promessas feitas em seu discurso de posse. Todos pelo Brasil!"

Humberto Costa (PT‑PE)

@senadorhumberto

"Parabenizo o senador Rodrigo Pacheco pela sua vitória na disputa pela presidência do Senado. Que, sob sua gestão, a Casa seja altiva e independente para cumprir o seu papel constitucional."

Sérgio Petecão (PSD‑AC)

@senadorpetecao

“Parabéns, senador Rodrigo Pacheco, novo Presidente do Senado Federal!!!”

Leila Barros (PSB‑DF)

@leiladovolei

“Aproveito para parabenizar o senador Rodrigo Pacheco pela vitória desta noite. Que possamos trabalhar juntos por um Legislativo forte, responsável e independente, que se paute pelos interesses da população.”

Vanderlan Cardoso (PSD‑GO)

@Vanderlan_VC

“Estou muito feliz com a vitória do nosso candidato Rodrigo Pacheco na presidência do Senado Federal. Tenho certeza que essa Casa será muito bem conduzida. Desejo sorte e êxito em seu mandato. Sabemos que os desafios são grandes no pós-pandemia, mas estamos prontos para enfrentá-los."

Eliziane Gama (Cidadania‑MA)

@elizianegama

“O Senado elegeu Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado. Desejo sorte e equilíbrio nesse enorme desafio. Que Rodrigo Pacheco seja um defensor da democracia e sobretudo da independência dos Poderes. O Brasil precisa de um Parlamento forte.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)