Em sessão temática, senadores debaterão planos de vacinação nacional e estaduais

Da Redação | 11/12/2020, 11h09

O Plenário do Senado fará uma sessão de debate temático semipresencial, no dia 17, a partir das 10h, para discutir a apresentação do plano de vacinação do governo federal e dos governos estaduais contra a covid-19. O requerimento da sessão foi assinado pelos senadores Esperidião Amin (PP-SC), Nelsinho Trad (PSD-MS), Marcelo Castro (MDB-PI) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), e apoiado por vários outros.

Para o debate, foram convidados:

  • Eduardo Pazzuelo, ministro da Saúde
  • Francieli Fantinato, coordenadora nacional do Programa de Imunização do Ministério da Saúde
  • Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde
  • Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan
  • Rodrigo Murtinho, diretor da Fiocruz
  • Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
  • Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

Também devem participar representantes da secretaria da Anvisa responsável pela área de imunização e dos laboratórios fabricantes das vacinas.

Dúvidas

Segundos os senadores, várias dúvidas precisam ser esclarecidas a respeito da futura vacinação. O texto do requerimento lembra que já existem ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a apresentar um plano de vacinação e para questionar o presidente da República, Jair Bolsonaro, por ter desautorizado o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação a uma possível compra da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório Sinovac, da China.

“É necessário que o Congresso Nacional busque sanar essas dúvidas à população. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados, como responsáveis pela fiscalização das ações do governo federal, precisam, com maior brevidade possível, discutir o assunto e tentar auxiliar na superação dos desafios que se impõem a todos nós”, defendem no requerimento.

Estudo

No requerimento para a audiência, os senadores citam estudo elaborado pela empresa de logística DHL, em parceria com a consultoria McKinsey & Company (Delivering Pandemic Resilience) para apontar caminhos à superação dos desafios sem precedentes para ofertar uma vacinação global nos próximos dois anos.

É necessário enfrentar desafios como armazenamento, distribuição em condições extremas de temperatura, embalagem e organização de logística em relação ao tempo de atendimento à população nas diferentes regiões, algumas com extrema dificuldade de acesso. Também é preciso garantir os insumos necessários para imunização, como seringas e, principalmente, a indispensável colaboração público-privada e entre governos, diz o estudo.

“Não é possível nenhum tipo de conotação política, ideológica ou de competições entre entes da Federação sobre aquisição e distribuição de vacinas”, frisam os parlamentares no requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)