Nos 75 anos da CNC, Paim destaca importância da confederação para o país

Da Rádio Senado | 08/12/2020, 15h15

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) pelos 75 anos de criação, comemorados em 30 de novembro. A entidade representa 4,5 milhões de empresas do setor e a ela são filiadas 34 federações e mil sindicatos.

Segundo Paim, a CNC tem sua trajetória ligada à defesa e ao desenvolvimento do país, por meio da geração de emprego e renda e pelo aperfeiçoamento profissional dos colaboradores que atuam nesses setores.

O senador acrescentou que as empresas representadas pela CNC geram 22,2 milhões de empregos no país, sendo 8,5 milhões no setor de serviços e 13,7 milhões no comércio.

— Temos de pensar grande. Assim, teremos um Brasil, de fato, para todos. Dar condições aos empreendedores, para que eles possam colocar em prática os seus projetos e garantir, também, os direitos dos trabalhadores.

Paim lembrou ainda que, em janeiro de 1946, por meio da Carta da Paz Social, a confederação criou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac, para fortalecer o ensino técnico dos trabalhadores do comércio.

Em setembro do mesmo ano, foi criado o Serviço Social do Comércio, o Sesc, para promover a qualidade de vida dos trabalhadores, por meio de ações de educação, saúde, cultura, lazer, turismo e assistência social.

— O Sesc e o Senac estão presentes em todos os estados da Federação, em mais de 2 mil municípios, fortalecendo o crescimento e o desenvolvimento do Brasil. Eu sou oriundo do ensino técnico. Fui aluno do Senai, o Serviço Nacional da Indústria. Portanto, eu sei muito bem o que representa e a importância do Sistema 'S' para o nosso país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)