Otto reclama de retirada de Paim da lista de personalidades negras da Fundação Palmares

Da Redação | 02/12/2020, 20h27

O senador Otto Alencar (PSD-BA) manifestou indignação nesta quarta-feira (2), durante sessão remota, com a retirada do nome do senador Paulo Paim (PT-RS) da lista de personalidades negras da Fundação Palmares.

Otto ressaltou a importância de Paim na luta defesa dos direitos humanos. O senador também destacou outros nomes excluídos da lista e afirmou que “todas essas personalidades estão num nível bem superior ao autor da portaria que excluiu essas personalidades”.

— Protesto contra a decisão tomada pelo presidente da Fundação Palmares, Sr. Sérgio Camargo, quando excluiu da lista de personalidades negras do nosso país pessoas do quilate do senador Paulo Paim. O senador Paulo Paim construiu uma história de vida na luta política em defesa dos direitos humanos, contra o racismo, contra a exclusão em todos os sentidos. Excluiu dessa lista personalidades como Marina Silva; Milton Nascimento; Gilberto Gil, meu conterrâneo, de quem sou fã de carteirinha pelas suas músicas lá atrás de protesto contra a ditadura e que foi exilado, sofreu muito com o exílio, lutou pela liberdade e pela democracia do povo baiano e do povo brasileiro — ressaltou.

O senador lamentou as "decisões equivocadas" tomadas pela Fundação Palmares.

— Lamentavelmente, estamos vendo, pessoas que estão dirigindo órgãos da importância da Fundação Palmares tomando decisões equivocadas, antidemocráticas e que devem ser revistas, porque não admitiremos nunca que se possam excluir pessoas — que tenham lutado pela liberdade, pela democracia — afirmou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) informou que solicitou ao Ministério Público Federal a apuração do desvio de finalidade da portaria assinada pelo presidente da Fundação Palmares, em que muda as regras para a inclusão de nomes de personalidades negras. A fundação passará a fazer apenas homenagens póstumas, medida que levou à exclusão de 29 nomes da lista. Humberto comunicou, ainda, que apresentou uma proposta de decreto legislativo que susta a decisão tomada por Sérgio Camargo. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)