Lasier Martins questiona suposto acordo para reeleição de presidentes da Câmara e do Senado

Da Redação | 02/12/2020, 19h02

Em questão de ordem durante a sessão deliberativa remota desta quarta-feira (2), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) cobrou do Senado uma resposta a recentes matérias publicadas na imprensa com a informação de que já haveria um acerto para que a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado seja proposta pelos próprios parlamentares na abertura dos trabalhos em fevereiro de 2021.

— Eu estou preocupado com uma matéria que saiu hoje numa revista que é muito lida e muito respeitada. Diz a matéria: 'A reeleição de Alcolumbre e Maia tem nome: golpe branco'. Eu entendo que uma matéria dessa não pode ficar sem resposta, porque nós devemos zelar pelo conceito do Senado Federal — declarou.

De acordo com a reportagem, disse Lasier, ao abrir a sessão preparatória de 2021, será proposto por um parlamentar que o presidente do Senado e o da Câmara, sejam reeleitos. A proposta, no entanto, na avaliação do senador, “vai rasgar a Constituição Federal”.

Lasier lembrou também que o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início na sexta-feira (4) ao julgamento virtual que analisará a possibilidade da reeleição. A decisão final deve sair no dia 11 de dezembro.

— O Supremo Tribunal Federal reconhecerá, segundo informações preliminares, que essa é uma questão interna do Congresso. E nós sabemos que não é. Nenhum documento poderá atropelar a Constituição — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)