No Twitter, senadores comentam segundo turno das eleições

Da Redação | 30/11/2020, 17h22

Selo eleições 2020Em postagens no Twitter os senadores avaliaram o resultado do segundo turno das eleições de 2020, realizado em 29 de novembro.

Em seu comentário, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) deu parabéns aos prefeitos eleitos “e ao povo que foi protagonista da democracia”. Segundo ela, “agora, é olhar para frente e planejar a superação dos enormes desafios que virão.”

Ao fazer o balanço das eleições, o senador Elmano Férrer (PP-PI) enviou cumprimentos ao prefeito eleito de Teresina, Doutor Pessoa, e sua admiração pelo trabalho do atual prefeito, Firmino Filho: “Mais uma vez a população exerceu a cidadania e escolheu os seus representantes”.

O senador Humberto Costa (PT-PE) minimizou a derrota da candidata de seu partido, Marília Arraes, à prefeitura de Recife por entender que “o antipetismo é uma tese que não cola”. Conforme o parlamentar, “isso de estimular antipetismo só existe em quem quer fomentar o ódio contra o nosso partido, nos ver destruídos. Quando vemos que quase 45% do Recife estiveram ao lado da nossa candidata, isso mostra que o PT está mais forte do que nunca.”

Na avaliação do senador Jean Paul Prates (PT-RN), “análises politicas isentas” reconhecerão que as eleições de 2020 mostraram o cansaço do bolsonarismo e a emergência de novos líderes esquerdistas: “Um certo conservadorismo cético ainda prevaleceu na maioria dos pleitos e um antipetismo caricato ainda serviu de espantalho. Pavimenta-se nova rota à esquerda.”

O senador Weverton (PDT-MA) deu parabéns a todos os prefeitos eleitos e, em especial, ao Tribunal Regional Eleitoral de seu estado pela boa condução do pleito que “contribui bastante para o fortalecimento da nossa democracia”: “Agora o momento é de união em apoio aos municípios, para que os novos gestores possam garantir obras e serviços necessários para a população”, acrescentou.

Ao cobrar respeito ao resultado das urnas como manifestação da soberania do povo, o senador Telmário Mota (Pros-RR) cumprimentou o prefeito eleito de Boa Vista, Arthur Henrique, a quem pediu que “faça o melhor pela nossa capital”. Em outra postagem, Telmário acrescentou seu compromisso a favor do povo: “Estou à disposição para que as políticas públicas sejam, enfim, efetivadas e que o voto de cada um seja transformado em qualidade de vida para todos os boavistenses.”

Em sequência de mensagens no Twitter, a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) alertou que não existe grupo político que não possa deixar o poder caso o eleitor não esteja satisfeito. Ela avaliou que "o povo fala pelo voto sobre suas expetativas e esperanças” e “deposita sua confiança nos líderes que elege e deixa claro que o mais importante é o trabalho de realizações à frente das administrações para superar as dificuldades enfrentadas todos os dias”.

Por sua vez, o senador Paulo Rocha (PT-PA) citou artigo da Agência PT de Notícias que aponta uso da máquina pública e disseminação de notícias falsas em desfavor dos candidatos do partido; o parlamentar sugeriu que esses procedimentos também foram verificados na eleição anterior. “Eleição é o momento da democracia gritar e do povo eleger seus representantes! É triste presenciar a rede de mentiras se expandindo, como nas eleições de 2008.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)