Luis Carlos Heinze é diagnosticado com covid-19

Da Redação | 10/11/2020, 09h20

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) anunciou pelo Twitter na segunda-feira (9) ter sido diagnosticado com a covid-19. O parlamentar informou estar isolado, em quarentena, assintomático, cumprindo as recomendações médicas e trabalhando de forma remota.

No comunicado, o senador explicou que, durante todo o período de isolamento social imposto por causa da pandemia, manteve a atividade parlamentar virtualmente, cumprindo agenda presencial no Senado em algumas ocasiões. Também visitou municípios, respeitando os protocolos de distanciamento, com uso de máscara e álcool em gel, e passou a fazer regularmente os exames para a detecção do novo coronavírus.

“Justamente, por esses cuidados, descobri que estava com o vírus, pois incluí a realização dos testes na minha rotina. Agora é seguir o isolamento. Também faço este comunicado para alertar as pessoas com quem tive contato nos últimos dias, para que façam o exame”, afirmou.

O último senador diagnosticado com covid-19 havia sido Telmário Mota (Pros-RR).

Prevenção

Como medida de prevenção ao contágio, o Senado passou a adotar o sistema de teletrabalho desde março. As votações e debates passaram a ocorrer virtualmente, com algumas sessões semipresenciais.

Em junho, a Casa passou a aplicar rigoroso controle para entrada de funcionários, visitantes e colaboradores nas suas dependências, com a checagem de informações por meio de questionário de acesso, aferição de temperatura e realização do exame para covid-19, a cada duas semanas, para quem estiver trabalhando presencialmente em ambientes com muitas pessoas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)